< Voltar

O inverno chegou! Quais os cuidados necessários com os pets, nesta estação do ano?

O inverno é uma época para agasalhar-se e aquecer-se, mas também significa manter seus amados animais aquecidos! Quando se trata de segurança climática para seus animais de estimação, é importante saber que o frio pode representar uma séria ameaça ao seu animal de estimação.

Esteja ciente da tolerância do seu animal para o frio! A hipotermia é uma possibilidade para os animais, por isso é melhor manter seu animal dentro de casa o máximo possível. Quando estiver ao ar livre, verifique seus animais de estimação regularmente e certifique-se de que eles tenham abrigo coberto com bastante comida e água. Cobertores grossos e toalhas são uma ótima maneira de ajudar a manter os animais de estimação aquecidos depois de sair.

O intuito deste artigo é reunir as principais dicas para manter o seu amigão aquecido durante o inverno. Confira!

Cuidado com a tosa

A pelagem é a proteção natural de inverno dos animais. Os pelos mudam um pouco em épocas de baixa temperatura, ganhando uma fina camada de pelos finos, plumosos e que se adaptam bem à pele. Independente da raça do seu pet, evite tosas muito baixas, preferindo apenas cortar as pontas dos pelos.

Atenção para a alimentação

A segurança alimentar deve ser observada durante todo o ano. No entanto, em climas mais frios, algumas pessoas acreditam que é necessário aumentar a quantidade de ração, citando o fato de que os animais precisam de mais calorias para se manter aquecidos. Isso é correto porque os animais devem manter a temperatura corporal, que consome mais energia e necessitam de uma ingestão calórica maior, que é proporcional à temperatura ambiente.

Hidratação de pele

O tempo frio e seco pode deixar a pele do seu animal de estimação ressecada. A aplicação de óleo de coco na pelagem do amigão, evitará que ele fique com a pele seca e escamosa. Se você notar que as patas, orelhas ou cauda do seu animal de estimação estão secas ou irritadas, você pode utilizar o óleo de coco para ajudá-lo.

Evite banhos excessivos

Reduza a frequência dos banhos do seu animal de estimação para que ele não fique exposto a choques térmicos ou perca a proteção natural de sua pele. Se você precisar dar banho em seu pet, opte pelo produto de Banho a Seco, da Animalia Farma. 

Vacinação em dia

Manter a vacinação diária é fundamental para garantir a segurança dos animais de estimação durante o inverno. As vacinas os protegem de uma variedade de patógenos, muitos dos quais são extremamente contagiosos e podem causar doenças fatais ou até mesmo risco de vida.

Bom, agora que você já sabe como cuidar direitinho do seu amigão nesta estação de inverno, poderá ficar mais tranquilo!

Porém, é importante se lembrar de ficar atento às mudanças de comportamento e, caso houver qualquer tipo de alteração, procure um médico veterinário de sua confiança. 

 

Compartilhar

Veja Também