< Voltar

Festas e pet: cuidado com alimentos errados

Já estamos no mês das confraternizações e das festas de final de ano e com isso, a preocupação com nossos pets aumenta, pois muitas das confraternizações (seja da empresa ou familiar) é realizada em casa, e onde tem pet, é preciso ficar de olho.

 

Alimentos das festas proibidos para os pets
Já é um erro oferecer comida humana para pets, pois cada um têm seu sistema digestório e particularidades que devem ser respeitadas, já havendo para isso, rações de vários tipos e sabores. Portanto, nem pense em oferecer restos das comidas das festas para eles, pois pode comprometer sua saúde, causando problemas gastrointestinais graves que podem levá-los à morte.

Vamos listar aqui os alimentos que não devem ser oferecidos aos animais, ou, em um descuido serem comidos por eles nas festas:

  • Uva passa – A uva pode causar insuficiência renal e levar o cão até à óbito, segundo o Centro de Controle de Envenenamento Animal (APCC) da Sociedade Americana para Prevenção da Crueldade a Animais (ASPCA),
  • Panetone – é massa fermentada e não deve ser oferecido ao animal,
  • Farofa, Chester e Peru – alimentos que trazem muito tempero e condimentos que podem causar problemas gastrointestinais,
  • Chocolate e doces – podem causar problemas hepáticos e aumento da insulina no organismo do animal. Além disso, o chocolate possui teobromina, substância presente no chocolate que os animais não metabolizam, o que pode causar uma intoxicação,
  • Alimentos com alho e cebola – são alimentos com concentrações de dissulfetos e são tóxicos em altas concentrações, podendo causar vômitos, diarreia, perda de apetite e dor abdominal, o que pode evoluir para anemia,
  • Bebida alcoólica – cuidado com copos ao alcance de seu pet. O álcool pode provocar danos cerebrais e hepáticos.

Para evitar esse tipo de acidente, oriente os convidados a não dar nenhum alimento para o seu pet. Dê comida a ele antes de os convidados chegarem e, se pretende dar uma comida diferente, prefira carne de frango, cozida com legumes e arroz sem sal, cebola ou alho.

Caso aconteça um acidente, ou ele ache algo no lixo, leve imediatamente para o veterinário de confiança e manipule o remédio na Animalia Farma mais próxima.

Desejamos um feliz natal e ano novo a todos. Que as festas sejam repletas de amor, carinho, saúde e sem fogos para não assustar nossos animaizinhos.

 

Compartilhar

Veja Também