< Voltar

Diferenças entre os sentidos dos humanos e dos cães.

Você com certeza já ouviu falar que a audição e o olfato dos cães são bem aguçados, quando comparados ao nosso.

Os nossos peludinhos de quatro patas possuem uma quantidade diferente de células receptoras para cada um dos seus sentidos, que no caso é a visão, o olfato, o tato, o paladar e a audição.

Existem algumas descobertas por pesquisadores que podem nos explicar e nos ajudar a compreender um pouco melhor como é o universo espetacular dos sentidos caninos.

Então, bora entender melhor sobre o assunto? Continue lendo…

Como funciona a visão dos cães?

 

Devido ao posicionamento dos olhos dos cães, normalmente um pouquinho mais separados que os nossos, eles possuem uma visão periférica cerca de 10 vezes mais sensível do que os humanos.

Em contrapartida, a visão de objetos próximos não é tão boa quanto a nossa, já que os olhos separados diminui a sobreposição das imagens captadas por cada olho. Logo, eles não têm a mesma sensação de profundidade que temos.

Um fato curioso é que o ângulo de visão de cada raça varia de acordo com o formato da cabeça e o posicionamento dos olhos no crânio. Por exemplo, cães com focinhos mais finos, tendem a ter os olhos mais juntinhos, possuindo uma visão binocular mais apurada. Já os cães de focinhos largos, possuem os olhos mais distantes, o que garante uma visão periférica melhor.

Para você ter uma noção da diferença entre a visão dos cães e a nossa, a maioria das raças dos cães tem um ângulo de visão de 250 graus, enquanto nós temos apenas 190 graus.

Agora, você já se perguntou se os cachorros enxergam no escuro? A verdade é que os cachorros não enxergam em ambientes totalmente escuros, sem nenhuma fresta de luz, como algumas pessoas acham.

Mas e nos ambientes com pouca luminosidade, eles enxergam? A resposta é SIM!

Eles possuem uma maior quantidade de células receptoras de luz (as células bastões). Além disso, seus olhinhos contam com uma camada refletora de luz que fica atrás da retina.  Outro segredo é a grande capacidade de dilatar as pupilas para uma maior entrada de luz.

E as cores? Meu cachorro vê tudo colorido como eu?

Bom, os cães também possuem células cones (em menor quantidade que as células bastões), que são responsáveis pela percepção das cores em um ambiente. Então, teoricamente, eles devem perceber cores além do preto, branco e cinza.

O pet pode desenvolver algum problema de saúde que pode afetar a sua visão, por isso, é sempre bom se manter informado e ficar por dentro das doenças oftalmológicas mais comuns em pets. 

O olfato dos cães é realmente poderoso?

 

Este é o principal sentido do cachorro, não é atoa que esses animais são usados em operações policiais.

Enquanto nós temos apenas meio metro quadrado de membrana nasal, os cães possuem cerca de 7 metros quadrados

Nós temos cerca de 5 milhões de células receptoras de odores. Ao olhar para este número, parece muita coisa, não é mesmo?!

Comparado com os cães, nossas células olfativas não são nada. Isso porque eles possuem cerca de 300 milhões destas mesmas células, o olfato deles é 44 vezes melhor que o nosso.

E não para por aí!

Os cães possuem de 100 a 150 cílias (que é na verdade uma protuberância na membrana da célula, responsável por captar as moléculas que causam o odor e transmitir esta informação para a célula, chegando no sistema olfativo e sendo transmitido para o cérebro). Enquanto nós humanos temos apenas de 6 a 8 cílias em cada uma das nossas 5 milhões de células.

Outro fato bem curioso é que os cães têm o poder de mover as suas  narinas, facilitando a capacidade de perceber os cheiros e de onde eles vêm.  E, o mais legal é que eles possuem uma estrutura óssea capaz de “aprisionar” as moléculas do odor, o que faz com que eles sintam um certo cheiro por mais tempo.

 

Os cães escutam mais que os humanos?

 

Você com certeza já ouviu falar que os cães escutam mais que nós. Eles conseguem perceber e ouvir sons que são absolutamente inaudíveis para nós, principalmente nas frequências mais altas.

Enquanto nós captamos uma faixa de vibração de 20 e 20.000 hertz, os cães as captam entre 15 e 40.000 hertz. Assim como o focinho, as orelhas também se movimentam, facilitando a percepção da origem dos sons e a captação dos mesmos. Eles são capazes de ouvir barulhos que muitas vezes passam despercebidos por nós.

Assim como o focinho, as orelhas também se movimentam para escutar melhor. Segundo estudos, a orelha dos cães possuem cerca de 18 músculos que permitem que o animalzinho se movimente até encontrar a melhor posição para captar os sons.

É por este motivo que muitas vezes os cachorros podem ficar incomodados e irritados com qualquer ruído, como acontece com os fogos de artifícios e trovões.

Agora, você deve estar se perguntando o motivo pelo qual eles escutam mais que nós, estamos certos?

Antes de serem domesticados, os cães precisavam sobreviver em meio a mata e conseguir o seu próprio alimento. As caçadas exigiam certas habilidades, como é o caso da audição. Com uma audição apurada, o cachorro poderia facilmente ouvir sua presa de longe. E, assim, ir atrás dela de maneira um pouco mais inteligente e silenciosa.

A necessidade de sobreviver fez com que o sistema auditivo dos cães fosse se adaptando com o passar dos anos.

Como é o paladar dos cães?

 

Parece que pelo menos neste sentido nós vamos nos sobressair sobre as habilidades dos nossos queridos peludinhos de quatro patas.

Os cães só conseguem sentir sabores como doce, amargo, salgado, azedo e neutro, que é o caso da água (isso explica o porque nós tentamos colocar remédio de gota na água e eles nunca tomam rs).

Enquanto nós temos cerca de 9.000 papilas gustativas (aquelas famosas bolinhas na nossa língua) e sentimos vários gostos, os cães possuem apenas 1.700. 

Logo, um ponto para nós! 

No caso dos cães, as papilas gustativas estão mais concentradas no fundo da língua do que na ponta.

E não pense que eles não têm os seus sabores preferidos só porque não sentem muitos gostos, Os danadinhos gostam bastante do salgado, ainda mais quando é carne gorda, pois a gordura é um forte palatabilizante para eles e oferece uma grande quantidade de energia.

Na hora da alimentação, o cão possui um grande aliado. Devido ao olfato tão aguçado, o cheiro do alimento acaba sendo um fator principal que determina o interesse do pet pelo alimento, é assim que ele determina se o alimento que estamos oferecendo é gostoso ou não.

Os cachorros possuem o sentido do tato?

 

Assim como nós, os cães também possuem receptores táteis por todo o corpo.

Um filhote de apenas 2 dias de vida já pode sentir a proximidade do corpo da mãe e rastejar-se até ela para se alimentar. 

O tato é muito importante na relação do animal com outros animais e até mesmo com o seu tutor. Pois ele é o responsável por estreitar os laços. 

Um belo carinho vai fazer bem para o animal. Pode observar, cães que ficam muito tempo em canis e tem pouco contato com humanos, desenvolvem um comportamento medroso, arredio e muitas vezes até agressivo. 

O contato físico é tão importante para a maioria dos cães, que para eles o carinho ainda é a melhor forma de recompensa para uma boa ação. É só observar os adestradores, todo comando obedecido é recompensado com um carinho e/ou um petisco. 

O carinho ajuda a reduzir a pressão sanguínea, o estresse e a frequência cardíaca, além de ajudar a baixar a temperatura da pele. Fala sério, quem não gosta de carinho, né?! 

Agora que você conhece todos os sentidos do seu cãozinho, é importante observá-lo e qualquer anormalidade nos ouvidos, na hora de comer, nos olhinhos e até na pele, leve-o até um veterinário de confiança e peça um tratamento com os manipulados da Animalia Farma. 

Nos siga nas redes sociais e continue acompanhando o nosso blog para mais conteúdos como este. 

Compartilhar

Veja Também