< Voltar

Benefícios das gramas para gatos e como plantar em casa

Nós já contamos aqui em nosso blog que existem algumas espécies de plantas que são tóxicas para gatos, lembram?

De fato, os bichanos amam comer uma plantinha e hoje trouxemos algumas dicas para você aprender a plantar graminhas liberadas para os bichanos.

Antes de começar, queremos alertar que: não é qualquer grama que o gato pode comer! Não pense que o matinho do quintal trará benefícios para ele. Existem gramas específicas para eles.

Se você tem uma casa com quintal e espaço para fazer um pequeno jardim para o felino se divertir, fique à vontade. Agora, se você mora em apartamento ou numa casa pequena, é só escolher um recipiente e plantar as sementes.

Benefícios das gramas para gatos

A digestão de um gatinho é um processo delicado  e requer alguns cuidados. Como falamos acima, a grama para gatos ajuda na digestão e ainda previne diarréias e vômitos.

Se o felino comer algum alimento diferente e sentir algum desconforto gastrointestinal, a graminha vai aliviar o incômodo e pode até ajudar o animal a vomitar.

Outro benefício é a prevenção de um problema que costuma ser o terror dos amantes de gatos: o vômitos com bolas de pelos. As bolas de pelos que os gatos acabam engolindo no “banho de língua”, não fazem nada bem para os bichanos e podem trazer complicações para a saúde do mesmo.

Além disso, a grama para gatos é uma ótima opção de petisco saudável, natural e divertido que aumenta o bem-estar do seu pet, diminuindo o estresse e deixando-o mais relaxado.

Fato é que, a grama para gatos deve fazer parte da rotina do seu gato e pode ser cultivada até nas casas mais pequenas.

Qual a quantidade e frequência que devo oferecer?

Agora que você conheceu os benefícios das graminhas para os gatos, você deve estar se perguntando “como” e “quando” oferecer para que haja um consumo equilibrado.

Mas, fique calmo! É mais simples do que você imagina.

Na natureza, os gatos consomem grama por instinto, de forma contínua e sem exageros. Dito isso, o melhor caminho é  deixá-la à disposição do pet, para ele comer quando quiser.

Baixe o aplicativo Blaze para ter acesso a uma experiência de jogo incrível diretamente no seu dispositivo. Com o aplicativo Blaze, você pode desfrutar de uma grande variedade de jogos emocionantes, como caça-níqueis, roleta, blackjack e muito mais. Não perca tempo, Baixe o aplicativo Blaze agora mesmo e comece a jogar onde quer que esteja.

É importante que você fique de olho no bichano. Geralmente eles comem uma pequena quantidade e ficam satisfeitos. Caso o seu animal coma uma grande quantidade, com muita frequência, pode ser que ele esteja com deficiência nutricional.

Quando isso acontece, busque orientação profissional o quanto antes para diagnosticá-lo.

Grama de milho de pipoca para gatos

A grama de milho de pipoca é uma das plantas que pode ser plantada dentro de casa e ser oferecida para o animalzinho.

Elas podem ser cultivadas em vasos, bandejas, no jardim ou até mesmo naquelas caixinhas de areia do bichano. Mas, não vai deixar o seu gato sem o cantinho de fazer suas necessidades, viu?! Vá até um pet shop e compre outra caixa para usar nessa ocasião.

Agora, vamos aprender o passo a passo para plantar o milho de pipoca?

Passo 1: Escolha o recipiente onde você irá plantar

Passo 2: Coloque terra e um adubo forte para formar a base da terra.

Passo 3: Pegue milho de pipoca convencional, não pegue de micro-ondas, pegue aqueles dos saquinhos que fazemos na panela.

Passo 4: Coloque o milho na base de terra que você preparou com adubo. Deixe um espaço entre elas para que elas possam se desenvolver.

Passo 5: Cubra os milhos com mais adubo e certifique-se que não ficou nenhum grão por cima.

Passo 6: Agora é só jogar um pouco de água por cima. Lembre-se de regar em dias alternados, mas sem encharcar para não correr o risco de matar a planta que ainda nem nasceu.

Uma das principais vantagens da grama de milho de pipoca para gatos é que ela cresce super rápido, em alguns dias você verá os brotinhos.

Ah, é importante não deixar o gatinho cavar a terra enquanto a graminha cresce. Só ofereça a ele quando a planta estiver medindo cerca de três a quatro dedos da sua mão.

Com o tempo as folhinhas começam a ficar amarelas, então se você puder plantar em outro lugar para ir revezando, antes que ele coma tudo ou que elas fiquem nessa cor.

Grama de trigo para gatos

Para a grama de trigo, você vai seguir os mesmos passos descritos no tópico anterior, onde ensinamos como plantar o milho de pipoca.

A única diferença é que você precisa hidratar a semente antes de plantá-la. Deixe as sementes de molho em água, durante uma noite e depois pode seguir os passos acima.

A semente de trigo demora mais tempo para começar a germinar, mas é uma boa opção para variar o cardápio do bichano.

Dica Extra

Se você mora em um local seco, é interessante você cobrir a plantinha com um papel PVC, como se fosse uma estufa. Desta forma ela vai absorver a água e germinar mais rápido.

Agora que você já conhece os benefícios e quais gramas o seu bichano pode comer, é só colocar a mão na massa e preparar o aperitivo para o felino.

É importante ressaltar que qualquer sintoma, o mínimo que seja, procure um médico veterinário especialista para diagnosticar o seu gato.

Caso necessite de algum remédio manipulado para cuidar do seu filho peludo, entre em contato com a unidade mais próxima, envie a sua receita e tenha um orçamento em mãos pelo WhatsApp.

Em nosso blog você encontra mais conteúdos sobre gatos, não deixe de conferir.

Até a próxima! MIAUUU

 

Compartilhar

Veja Também