< Voltar

Verão e o perigo das doenças para os animais

Este verão está com as temperaturas muito altas, e se a gente já sofre, imagina os bichinhos, principalmente aqueles que possuem muita pelagem. Fique de olho no comportamento dele e, se perceber alguma mudança como prostração, falta de apetite, vômito ou diarreia, leve-o o quanto antes ao médico veterinário para saber a causa. Pode ser um simples mal-estar ou pode ser algumas das doenças causadas pelo verão.

As doenças que mais aparecem nos animais durante o verão
Já falamos aqui, sobre os cuidados com a vermifugação dos seus animaizinhos que evitam o aparecimento de doenças, mas infelizmente, existem outras doenças que podem atacar o seu pet durante o verão.

Confira quais são:

  • Sarnas e micoses: através do contato direto com outros animais, seja no passeio na cidade ou na praia, esses problemas podem surgir na pelagem deles. Além disso, muitas micoses podem ser provocadas pelo calor e excesso de umidade.
  • Doenças infectocontagiosas: transmitidas através de vírus como parvovírus, coronavírus e leptospirose, essas doenças são muito comuns no calor e podem ser ocasionadas principalmente em animais que não estejam com as vacinas em dia.
  • Doenças gastrointestinais: o aumento da temperatura também pode causar alteração no alimento do seu pet, por isso, deixe o pacote da ração bem protegido de umidade para evitar o mofo e evite dar alimentos gordurosos ou que possam causar desarranjos intestinais.
  • Desidratação e insolação: esse cuidado é diário, mas deve ser intensificado principalmente no verão, deixe agua fresquinha e à vontade em locais de fácil acesso para seu pet. Proteja ele também, evite deixá-lo em locais quentes, abafados e com sol direto. Muito cuidado também ao sair com seu pet no carro, nunca o deixe sozinho, deixe as janelas abertas e se for demorar, leve-o com você.
  • Doenças causadas por pulgas, carrapatos, mosquitos e moscas: existem vários produtos que protegem contra esses parasitas, mas nunca medique por conta própria, sempre consulte o médico veterinário para saber qual o produto é ideal para o seu animalzinho;
  • Doença do carrapato – essa é uma infecção séria, transmitida por carrapatos contaminados por bactérias do gênero Ehrlichia. Essa doença pode gerar vários problemas nos pets como anemia, petéquias (manchas vermelhas ou arroxeadas), hemorragias, aumento do volume do baço, alterações neurológicas e de comportamento, insuficiência renal, perda de peso, inflamações oculares e, o pior, pode baixar a imunidade, expondo o organismo do seu pet para outras doenças e se não tratar em tempo, pode levar o animal à morte.
  • Babesiose ou piroplasmose: Essa doença também é transmitida por carrapatos, mas desta vez, via os protozoários do gênero Babesia, e atacam as células vermelhas do sangue (as hemácias) e causam anemia, febre, fraqueza e apatia nos animais.

A gente não quer causar pânico e sabe que você cuida muito bem do seu pet, mas essa lista é para ajudar ainda mais na atenção que você dispensa a ele. Caso precise de algum remédio manipulado para seu pet, traga a receita do veterinário que manipulamos nas mais diversas formas e sabores, facilitando a administração.

 

Clique nas fotos
para ampliar ou
ver mais aqui

Compartilhar

Veja Também