< Voltar

Abril Laranja: um mês de reforço à proteção dos animais

Todos os animais nascem iguais perante a vida e têm os mesmos direitos à existência – Artigo     1º da Declaração Universal dos Direitos dos Animais (1978)

Os animais merecem cuidado, atenção e respeito diariamente, mas infelizmente essa não é a realidade de muitos, adotados ou não.  A violência contra os animais faz parte de uma triste estatística no mundo animal. Segundo o jornal A Cidade ON Ribeirão Preto, “a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP da Lei de Acesso à Informação), trouxe dados que mostram que os casos de maus-tratos a animais cresceram 115,3% na cidade, entre janeiro a novembro de 2018, na comparação com o mesmo período de 2017.”

Mas, para acabar com isso, ou ao menos aumentar a conscientização contra os maus-tratos aos animais, a Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade a Animais -ASPCA – , escolheu abril como o mês de prevenção da crueldade contra animais. O símbolo da campanha é um laço, na cor laranja.

Basta de violência contra os animais

No Brasil a Lei Federal 9.605/98, no artigo 32 prevê multas de detenção contra os maus-tratos em qualquer tipo de animal: domésticos, silvestres, nativos ou exóticos.
A denúncia pode ser feita ao órgão público competente da sua cidade (dependendo do setor responsável: vigilância sanitária, zoonoses ou meio ambiente). Procure sempre embasar a sua denúncia com testemunha ou provas como fotos e vídeos que mostrem o possível abuso.

Outro meio de denunciar é através do site do DEPADelegacia Eletrônica de Proteção Animal – para o Estado de São Paulo.  Basta acessar o site, fazer seu cadastro com CPF e acompanhar as providências através do número de protocolo gerado. O site oferece sigilo dos dados do denunciante, e pode optar pela privacidade no momento do cadastro da sua denúncia.

Lembrando que a conscientização é válida para todo tipo de animal, inclusive cavalos, éguas e jumentos, muito utilizados ainda para transporte e carga nas cidades. Outra dica é que abandono também é crime.

Não se esqueça, só compre ou adote um animal se tiver certeza que vai poder cuidar bem.

Junte-se a nós nessa causa e divulgue para o maior número de pessoas a campanha abril laranja e evite que mais animais entrem na estatística dos maus-tratos.

Clique nas fotos
para ampliar ou
ver mais aqui

Compartilhar

Veja Também